Análise da deflexão de vigas e eixos por EDO e simulação experimental de baixo custo

A engenharia é um campo de conhecimento muito importante no desenvolvimento humano e crescimento das cidades modernas. Sendo assim, o presente trabalho tem por característica promover a interdisciplinaridade na análise de deflexão de vigas e eixos para pequenas deformações. Por meio da solução de uma equação diferencial ordinária linear de segunda ordem, em contraponto com procedimentos experimentais, foi possível calcular o percentual de erro relativo entre o estudo analítico e a prática, assim como aferir análises acerca da teoria e aprofundar conhecimentos adquiridos. Através da realização da atividade foi possível verificar a aplicabilidade da teoria de deflexão para pequenas deformações de estruturas, gerando valores de erro percentual muito satisfatórios nas amostras previstas. A análise experimental foi realizada por acadêmicos de engenharia civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Toledo, utilizando ferramentas de baixo custo, em ambiente de obra, enfatizando a simulação dos conhecimentos técnicos e aproximando a teoria e a prática em situações de fácil aplicação.
Cristian
Comin