Comparação das propriedades da berberina nanoencapsulada com a curcumina

A berberina é um é um alcalóide natural presente nas raízes e rizomas de várias plantas que está associada a efeitos benéficos a saúde. A curcumina é um composto fenólico presente nas raízes do açafrão, que assim como a berberina, está ligada à benefícios na saúde devido a sua capacidade anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante, além do mais, pode atuar como corante amarelo natural em alimentos. No entanto, a ingestão ou uso desses compostos bioativos por si só não possuem tanta eficácia, tendo-se que recorrer a técnica de nanoencpasulação por dispersão sólida utilizando-se o surfactante Poloxamer 407 como encapsulante. O objetivo do presente trabalho foi comparar as propriedades tecnológicas da curcumina e berberina nanoencapsuladas. Após as análises de caracterização das nanopartículas, a curcumina foi selecionada para formulação de gelatina comestível como comparativo para o corante sintético tartrazina, que vem sendo associado a efeitos adversos a saúde. As gelatinas foram avaliadas e comparadas sensorialmente, além da realização das análises de textura e cor para a caracterização das mesmas.
Bruna Franzon
Rossi
brunarossi@alunos.utfpr.edu.br
Aluna de iniciação científica do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Campo Mourão.
Fernanda Vitória
Leimann
fernandaleimann@utfpr.edu.br
Professora do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Campo Mourão.
Odinei Hess
Gonçalves
odinei@utfpr.edu.br
Professor do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Campo Mourão.
Ciências e Tecnologia de Alimentos
23/11/2020