Microbiota do Queijo Colonial Artesanal Em Diferentes Condições de Maturação

O queijo colonial artesanal é um tipo de queijo produzido com leite cru por pequenos produtores da agricultura familiar. Questões legais e higiênico-sanitárias devem ser levadas em consideração na produção de qualquer alimento, assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar as contagens de coliformes termotolerantes e Staphylococcus coagulase positiva e presença de Salmonella spp. e Listeria monocytogenes em amostras de queijos coloniais artesanais produzidos pela agricultura familiar do Sudoeste do Paraná, em períodos de inverno (maturado sob refrigeração e temperatura ambiente) e de verão, a fim de auxiliar na definição das melhores condições de maturação. Observou-se ausência de Salmonella spp. e de Listeria em todas as amostras de queijo analisadas, porém as contagens de estafilococos e coliformes apresentaram-se acima do limite preconizado pela legislação nas diferentes condições experimentais, demonstrando a necessidade de mais estudos sobre as melhores condições de maturação desses queijos, visando um produto de qualidade e seguro ao consumidor.
Ana Paula
Silva de Carvalho Seciliano