Análise da fração aquosa do extrato das folhas de Pereskia grandifolia Haw. (Cactaceae) por UHPLC-ESI-(-)-HRMS/MS

espécie Pereskia grandifolia Haw. (Cactaceae), conhecida como ora-pro-nobis, é considerada uma planta alimentícia não convencional. Esta espécie tem despertado o interesse da indústria alimentícia, devido à presença de nutrientes importantes em sua constituição, como proteínas, mucilagens, fibras e minerais. O principal objetivo deste trabalho foi a identificação da composição química da fração aquosa do extrato bruto das folhas de P. grandifolia (PGAq). A fração PGAq foi analisada por HPLC-ESI-(-)-HRMS/MS. A análise de íons moleculares monoisotópicos teóricos e de seus fragmentos, seguida da comparação destes com espectros de alta resolução de bancos de dados internacionais levou a identificação de 10 compostos: três isômeros do diidroxibenzaldeído, quatro ácidos hidroxibenzoicos (ácidos vanílico e o-, m- e p-hidroxibenzoico), dois ácidos hidroxicinâmicos (ácidos p-cumárico e O-glucosilcafeico) e um alcaloide (abrina). Todos os compostos fenólicos identificados podem contribuir como agentes com capacidade antioxidante, mais uma evidência do caráter nutracêutico de P. grandifolia. Todos os compostos identificados nesse trabalho estão sendo relatado pela primeira vez em P. grandifolia.
MARCOS
VINICIO RODRIGUES
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
marcosviniciorodrigues@gmail.com
Antonio
Laverde Junior
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
aljunior@utfpr.edu.br
DAQUI- Departamento de Química- UTFPR- Londrina, PR, Brasil.
Rafaela
Takako Ribeiro de Almeida