Filmes de amido de mandioca com extrato de hibisco vinculado ao projeto Filmes Biodegradáveis como Suporte para Imobilização de Enzimas

Diversos estudos mostram a eficiência que a utilização de plantas possuem para fins terapêuticos e medicinais. Porém, pesquisas apontam que há certas peculiaridades em algumas plantas, em especial as flores de hibisco (Hibiscus rosa-sinensis L.) como uma ótima fonte de antioxidantes naturais. O objetivo deste trabalho é aproveitar tal propriedade e utilizá-la como uma substituição ou melhor alternativa de conservante alimentar natural de base química. Busca-se  por meio de filmes de amido de mandioca e álcool polivinílico (PVOH) plastificados com glicerol empregando extrato aquoso de Hibiscus rosa-sinensis L. produzir embalagens alimentícias visando conservar a qualidade e melhorar a vida útil de produtos alimentícios. Foram produzidas três formulações com diferentes proporções de flor:polímeros: 25:75, 50:50 e 100:100 (m/m) e uma controle (sem extrato de hibisco). Para análise da capacidade da atividade antioxidante presente nos filmes, utilizou-se análises de espectroscopia.  O método incialmente escolhido foi DPPH. Também foi analisado o conteúdo de umidade dos filmes. Como a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de COVID-19, as atividades deste projeto não puderam ser concluídas conforme previsto. Espera-se que ao retornar as atividades presenciais, seja possível melhor adequar a metodologia para determinação da atividade antioxidante dos filmes e obter/analisar os resultados obtidos.
Ana
Carolina