Dibenzalacetona: um novo centro rígido para cristais líquidos curvados

Cristais líquidos (CLs) são substâncias que apresentam simultaneamente fluidez, característica do estado líquido, e organização molecular e anisotropia, caraterísticas do estado sólido. Eles são amplamente investigados tanto na perspectiva científica, onde buscam-se novas aplicações, e agregar conhecimento à área, quanto na pesquisa de caráter tecnológico, na produção de dispositivos optoeletrônicos mais robustos e eficientes. Portanto, a finalidade desse trabalho foi sintetizar, caracterizar e estudar as propriedades de CLs derivados da (1E,4E)-1,5-bis(4-hidroxifenil)-penta-1,4-dien-3-ona. O centro rígido foi sintetizado por dupla condensação aldólica entre a acetona e o 4-hidroxibenzaldeído, em meio ácido. Alquilando o centro, gerou-se o produto MJOC12, enquanto as esterificações do centro geraram MJEC12, MJE2C12, MJE3C12 e MJEEC10. Os produtos foram caracterizados por RMN de 1H e tiveram suas propriedades mesomórficas analisadas por DSC e por MOLP. O produto final MJOC12 não exibiu propriedades líquido cristalinas, fundindo diretamente para o líquido isotrópico. O aumento no número de cadeias alifáticas gerou o produto MJE3C12, um CL a temperatura ambiente, que apresentou mesofase colunar hexagonal, comportamento observado em CLs curvados policatenares. Já os produtos com centro rígido mais alongado (MJEC12 e MJEEC10) apresentaram um comportamento complexo, com mesofases típicas de CLs curvados. Esses resultados preliminares demonstram a versatilidade desse novo centro rígido curvado.
Matheus
Julian Cruz
Gomes
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
matheus.julian@hotmail.com
Graduando em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (previsão de conclusão - Dezembro/2020). Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Materiais Moleculares e Compostos de Coordenação (UTFPR) com ênfase na síntese e caracterização de cristais líquidos (previsão de conclusão - Agosto/2019)
Eduard
Westphal
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
eduardw@utfpr.edu.br
Bacharel em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), recebeu o título de Mestre (2009) e de Doutor (2013) em Química Orgânica pela mesma Universidade. No período de março/2011 a setembro/2012 fez doutorado sanduíche na Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg, na cidade de Halle an der Saale, Alemanha. Entre os anos de 2013 e 2016, atuou como pos-doutorando na Universidade Federal de Santa Catarina, trabalhando na síntese e caracterização de Cristais Líquidos Funcionalizados. Tem experiência na área de Química com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese orgânica, materiais funcionais, cristais líquidos, luminescência, orgânica eletrônica, heterociclos, fotoisomerização, azo compostos e acilhidrazonas. Entre 2016 e 2019 foi Professor Adjunto A e Pesquisador na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba. Atualmente é Professor Adjunto A e Pesquisador na Universidade Federal de Santa Catarina.
Química e Materiais
23/11/2020