Interdisciplinaridade matemática – química: alguns apontamentos

ID: 
6050
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/81063858445?pwd=VFpSZkNMUk9FY2dpWUJnbXFCZWJrUT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/15ed3151-eb33-4bc2-b13b-48f9bc76be71
Resumo: 
Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre como aproximar a disciplina de Tópicos de Matemática 1 (TM1) com a área específica do curso de Licenciatura em Química. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tomando por base as disciplinas de Química Geral e Química Analítica 1, ministradas no Campus Campo Mourão, nos dois semestres do ano de 2019. Foram identificados alguns conteúdos relevantes para as disciplinas técnicas mencionadas que compõem a ementa de TM1, a saber: conjuntos numéricos, potências de 10, equações quadráticas, razões trigonométricas, logaritmo. Foram criadas analogias, ou exemplos concretos, mostrando como o professor de matemática pode atuar fazendo associações com os conteúdos da área técnica. Com isso, pretendeu-se tornar mais motivadora a disciplina de TM1. Devido à suspensão das aulas em virtude da pandemia COVID os resultados não foram testados em sala de aula.
Autor(es): 
ALISSON
CARPEGIANE MOREIRA
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil
alicarpegiane1718@gmail.com
acadêmico do curso de licenciatura em química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Campo Mourão
Modalidade: 
Química e Materiais
Data: 
23/11/2020
Hora: 
14:30