Fabricação de próteses de nariz e orelha em silicone com o auxílio da impressão 3D

Atualmente, no Brasil, as próteses faciais só são confeccionadas por profissionais da odontologia especializados na área de cirurgia bucomaxilofacial. O método utilizado por esses profissionais é realizado de forma totalmente manual, partindo de um modelo de prótese em cera e fazendo o acabamento e encaixe no rosto do paciente no momento do atendimento. Este trabalho apresentará uma alternativa para aperfeiçoar os processos tradicionais através de tecnologias de modelagem e impressão 3D. A proposta é fabricar próteses de nariz e orelha de silicone em moldes de alginato com o auxílio da impressão 3D. A fabricação dos biomodelos por impressão 3D permitirá a obtenção do formato exato do nariz e orelha para, de modo indireto, obter as próteses faciais em silicone que serão fixadas com cola cirúrgica na pele do paciente. Usando o biomodelo impresso será gerado um molde em alginato que reproduzirá uma cópia idêntica em silicone do nariz ou orelha. A cor da pele do paciente será obtida adicionando-se pó de maquiagem durante a preparação do silicone. Foram feitos vários testes para análise e validação da proposta e acredita-se que os resultados obtidos são bem promissores.
MARCEL
EIJI