Melhores ferramentas de gestão e tecnologia para melhoria de processo em Áreas de Emergência

Áreas de Emergência apresentam inúmeros desafios que influenciam a qualidade de atendimento e a eficiência da equipe médica. Esses desafios incluem superlotação, alto tempo de espera, formação de gargalos e insatisfação dos pacientes e equipe. Para melhorar o rendimento de departamentos de emergência tornou-se necessário rever e implementar os processos realizados em AE. A literatura apresenta várias metodologias para a melhoria utilizadas em AE, como lean, six Sigma, simulações e benchmarking. Os benefícios da implantação dessas metodologias em AE incluem redução do tempo de espera, melhoria no fluxo de paciente, redução de superlotação e melhoria de satisfação dos pacientes e da equipe médica. Apesar dos benefícios na implementação de melhorias, a literatura apresenta vários desafios para sustentar essas técnicas, como por exemplo resistência da equipe médica á mudanças, falta de recursos para implementar as melhorias, as mudanças propostas em desacordo com o regulamento do hospital e falta de dados para análise. Apesar dos benefícios e desafios que o uso de metodologias de melhoria de processo oferecem as AEs, é um desafio encontrar revisões sistemáticas que abordem as principais metodologias. Nosso estudo tem como objetivo identificar as principais metodologias de melhoria de processos, e os principais benefícios e desafios para implementá-las.
Ana
Vitória Lachowski
Volochtchuk
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Curitiba, Paraná, Brasil
lbr.anavitoria@gmail.com
Ana Vitória Lachowski é estudante de engenharia elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Curitiba. Atualmente, atua como pesquisadora na área de engenharia biomédica e ferramentas de gestão.
Higor
dos Reis