Avaliação da ferramenta Numba no desenvolvimento de algoritmos de reconstrução de imagens

Este trabalho tem o objetivo de avaliar o uso da ferramenta Numba na otimização do tempo de processamento de códigos Python utilizados para reconstrução de imagens com dados oriundos de inspeções não destrutivas por ultrassom. Foram avaliados somente os algoritmos de reconstrução de imagens baseados no princípio de atraso-e-soma e que são amplamente utilizados: Synthetic Aperture Focusing Technique (SAFT) e o Total Focusing Method (TFM). O Numba é um compilador just in time usado para melhorar o tempo de execução, principalmente em códigos que fazem uso extensivo de operações matemáticas, estruturas de repetição e usam recursos da biblioteca NumPy. Como os algoritmos de reconstrução de imagens usados atendem essas características, este trabalho propõe técnicas de adaptação dos códigos para utilizar o Numba, e a avaliação das implementações dessas técnicas pela medição e comparação dos tempos de execução. Foi observado uma melhora de aproximadamente 2 vezes para o SAFT e 6 vezes para o TFM nos tempos de execução com aplicação das técnicas, mostrando que o Numba é uma ótima alternativa para melhorar o desempenho na execução dos algoritmos de reconstrução de imagens.
LUCAS
HENRIQUE
KELNIAR
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
lucaskelniar@alunos.utfpr.edu.br
Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco.
Giovanni
Alfredo
Guarneri
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
giovanni@utfpr.edu.br
Possui graduação em Engenharia Elétrica Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1992), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). Atualmente é prof de ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle, atuando principalmente nos seguintes temas: instrumentação e processamento de sinais.
Engenharia Elétrica