Poluição Sonora: O Impacto Sobre a População Urbana do Município de Dois Vizinhos- PR

Este trabalho objetivou monitorar a poluição sonora de algumas vias urbanas do município de Dois Vizinhos, Paraná com fim de saber sobre os possíveis efeitos desta sobre a saúde dos trabalhadores do comércio e pedestres locais expostos a tal condição. Foram monitorados 10 pontos ao longo de duas vias, a R. 28 de Novembro e a R. João Dalpasquale em três horários, as 9:00hrs, as 15:00hrs e as 18hrs a cada quinze dias, utilizando o decibelímetro. Na R. 28 de Novembro, cerca de 15,7% da poluição se manteve abaixo dos 60dB, no horário das 9:00 e 15:00 nota-se picos de poluição decorrente da procura das pessoas pelo comércio, já as 18:00 nota-se uma estabilidade da poluição decorrente do chamado horário de pico, quando as pessoas estão voltando para suas casas. Na R. Joao Dalpasquale 37,7% da poluição se manteve abaixo de 60dB e apresenta picos de redução da poluição decorrente dos horários do transporte municipal e pelo fluxo de pessoas que vão até as instituições financeiras. As formas de mitigar os efeitos da poluição sobre os trabalhadores e pedestres que frequentam os ambientes localizados nessas ruas, seria a, arborização, ciclovias, implementação de uma lei que regulamenta sobre níveis sonoros máximos.
Dianafaz
Eloiza
Canan
dianafaz_eloiza@hotmail.com
Bolsista PIBEX, membro do Grupo de Pesquisa Silvicultura e Ecologia Urbana-Laboratório de Silvicultura –UTFPR.
Flávia
Gizele König
Brun
flaviagbrun@gmail.com
Prof. Dr. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Silvicultura e Ecologia Urbana, Laboratório de Silvicultura –UTFPR.
Felipe
Spina
Vieira
felipespina@outlook.com
Bolsita VoluntárioPIBEX: Grupo de Pesquisa Silvicultura e Ecologia Urbana-Laboratório de Silvicultura-UTFPR.
Eleandro
José