Simulação numérica de um tubo com constrição utilizando o software Simvascular

A Organização Mundial da Saúde estima que somente no ano de 2016 cerca de 41 milhões de pessoas morreram devido às Doenças e Agravos não Transmissíveis. Sabe-se que o desenvolvimento de estudos não invasivos no interior de vasos sanguíneos pode aumentar o entendimento de doenças cardiovasculares, o que possibilitaria tratamentos mais eficazes. O objeto do presente estudo é validar o software open source SimVascular, por meio de comparações tanto qualitativas quanto quantitativas dos resultados. A pesquisa concentra-se no processo de simulação fluidodinâmica, utilizando técnicas de Dinâmica dos Fluidos Computacional (DFC). Foi reproduzida a simulação de um modelo simplificado de estenose disponível em literatura. Este estudo concluiu que o software SimVascular apresenta um modelo de resolução matemática, geração de malha e processamento satisfatórios quando comparados com modelos de simulação computacionais já utilizados na área de mecânica dos fluidos, além de apresentar-se uma ferramenta intuitiva e um grande facilitador para a realização de simulações em vasos sanguíneos.
Bassetto
Louzada