Extração ultrassônica assistida de óleo de café verde utilizando etanol e hexano

O óleo de café verde é um produto visado pelas indústrias de fármacos e cosméticos, devido às propriedades de sua composição. Atualmente, o tipo de extração mais comum é a imersão em solvente a quente, no entanto, como o aquecimento pode prejudicar o padrão de qualidade do óleo de café, uma técnica alternativa bastante promissora é a extração por solvente em banho ultrassônico, possível de ser realizada em temperaturas mais baixas que os métodos convencionais. Por possuir grande afinidade com o óleo, o solvente mais utilizado industrialmente é o hexano, porém é altamente tóxico e potencialmente cancerígeno. Por essa razão estudou-se o comportamento do rendimento da extração de óleo de café verde utilizando etanol como co-solvente, pois, é um solvente de fácil obtenção, tem preço competitivo e é atóxico, e embora apresente maior dificuldade em extrair o óleo devido a sua extremidade polar, demonstrou resultados satisfatórios. Algumas variáveis possuem influência direta no processo extrativo, e quando corretamente controladas, podem aumentar significativamente o rendimento da extração. Nesta pesquisa avaliou-se as variáveis tempo de extração e a proporção amostra/solvente, que se mostraram de bastante importância para o processo.
Isabela
Andrade