Desenvolvimento de software para cálculo de equilíbrio líquido-vapor

Dentro do estudo da termodinâmica podemos abordar o Equilíbrio Líquido-Vapor, que explica o comportamento de misturas em suas fases líquida e vapor, fornecendo os limites para que sua separação ocorra. Utiliza-se de cálculos matemáticos para conhecer tais características, sendo levado em consideração Temperatura, Pressão, interações intermoleculares e fração de cada componente em sua respectiva fase. Conhecendo um conjunto de propriedades do sistema calcula-se de modo iterativo suas condições, até encontrar um resultado com erro pré-estabelecido. O trabalho teve como objetivo desenvolver um programa utilizando linguagem Python que realize cálculos iterativos de equilíbrio de fases. Para tal, desenvolveu-se diferentes scripts e um programa que compila quatro rotinas, possibilitando o usuário escolher a equação que deseja para Pressão de Saturação e Coeficiente de Atividade, em sistemas multicomponentes. Testou-se o programa com exemplos disponíveis na literatura apresentando uma precisão satisfatória. Assim, o programa pode ser uma ferramenta que contribua com ensino da temática e, possa receber melhoras como desenvolvimento de uma interface gráfica.
Carlos Andre Moreira
Dal Berto
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
carlosandre_mdalberto@hotmail.com
Graduando em Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Vilmar
Steffen
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
vilmars@utfpr.edu.br
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Tem experiência na área de Modelagem, Simulação e Otimização de Processos, com ênfase em Destilação Reativa, Adsorção, Equação de Poisson-Boltzmann e Equação de Poisson-Nernst-Planck. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Tecnologica Federal do Paraná (UTFPR) atuando no Departamento Acadêmico de Engenharias (DAENG) no campus Francisco Beltrão.
Engenharia Química e Têxtil
23/11/2020