Efeito da hidrodinâmica na adsorção de ciprofloxacina por biochar em leito fixo

A adsorção em colunas de leito fixo apresenta grande aplicabilidade para o tratamento de efluentes em processos industriais, uma vez que é capaz de processar grandes volumes, bem como operar em sistemas contínuos. Apesar disso, a eficiência do processo está condicionada, além de propriedades do sistema adsorbato-adsorvente, às condições operacionais do processo. Nesse contexto, neste trabalho foi avaliada a influência da vazão de alimentação, 3, 5, 7 e 10 mL min-1, sobre as condições hidrodinâmicas e o mecanismo de transferência de massa e, consequentemente, a performance do leito no processo de adsorção de ciprofloxacina, CIP, por um biochar do pseudocaule da bananeira, BC-PCB. Para isto, empregou-se uma modelagem matemática fenomenológica na descrição do comportamento do equilíbrio e cinética do processo. Além disso, com base nos dados experimentais e na modelagem, foram determinados parâmetros hidrodinâmicos e de performance do leito, como eficiência, tempo de ruptura, ZTM, regime fluidodinâmico e queda de pressão. Tais resultados auxiliam na compreensão dos mecanismos complexos envolvidos, visando o projeto, otimização e scale up de processos de adsorção em leito fixo.
Eduardo
Ghiraldi