ID:
7315
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/81913469775?pwd=alBBTmVYeVlDdmFTbldLeG9HcndqZz09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/f29ee3a1-afdc-45b3-9b2a-e8942009f436
Resumo:
Coletivos Autogestionários (CAs) são um tipo de organização humana caracterizada pela prática da autogestão, ou seja, pelo exercício de poder compartilhado. CAs costumam usar plataformas digitais para se organizar, devido às possibilidades de estruturação que estas oferecem. Plataformas digitais, por sua vez, buscam se organizar a partir de seus usos através do Metadesign. Esta pesquisa descreve como se dá a interação entre o processo de organização em CAs e o desenvolvimento de uma plataforma digital projetada para acolhê-los. O estudo partiu de conceitos encontrados em pesquisa bibliográfica narrativa: Metaobjetos, Metaestruturação, Infraestruturação e Objetos Fronteiriços. Tais conceitos foram tornados concretos através de uma etnografia de traços realizada nos registros deixados pelos CAs na plataforma em questão (corais.org). Como resultado, a pesquisa identificou uma dialética meta-infra inerente ao processo de organização de CAs, além de um outro tipo de objeto de Design, o Infraobjeto.
Autor(es):
Mateus
Filipe de Lima
Pelanda
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, Paraná, Brasil
mateuspelanda@gmail.com
Mestrando em Tecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE-UTFPR, início 2020). Formado no curso de bacharelado em Design (DADIN-UTFPR, 2014-2019). Voluntário em iniciação científica durante o período de 2019, no mesmo departamento que realizou a graduação em Design. Em 2018 terminou o curso de desenvolvedor na Apple Developer Academy pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2018), além do curso de Técnico em Contabilidade pelo Instituto Federal do Paraná(2011) e de Design de Interiores pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR(2014). Interrompeu a graduação em Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2012) e também interrompeu o curso de Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2014-2017).
Frederick
Marinus Constant
van Amstel
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
vanamstel@utfpr.edu.br
http://www.usabilidoido.com.br/
Frederick van Amstel é professor efetivo do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da UTFPR, aprovado no primeiro concurso para a cadeira Design de Serviços/Design de Experiências realizado no Brasil. Considerado um dos profissionais pioneiros da área, Frederick edita o blog Usabilidoido desde 2003 e coordena a Plataforma Corais desde 2011. Bacharel em comunicação (UFPR) e mestre em tecnologia (UTFPR), Frederick buscou em sua tese de doutorado (Universidade de Twente) uma aproximação entre a arquitetura e o design de serviços para identificar contradições em projetos participativos. Atualmente, pesquisa a prospecção de relações sociais e ecológicas através do design. Suas pesquisas já foram publicadas em periódicos internacionais de alto impacto, tais como Design Studies, Building Research & Information, Futures e Digital Creativity. Está interessado em temas como Design de Interação, Interação Humano-Computador, Design Participativo, Design para a Inovação Social, Design Especulativo, Jogos Sérios e Visualização de Dados.
Modalidade:
Ciências Sociais Aplicadas
Data:
25/11/2020
Hora:
11:00