Acumulação de capacidade tecnológica em indústrias têxteis: uma revisão da literatura

Capacidades tecnológicas são fundamentais na busca pela competitividade, especialmente para o desenvolvimento tecnológico e inovador das empresas. Algumas indústrias, como a têxtil, são consideradas comumente como de baixa intensidade tecnológica e potencial inovador. No entanto, isso não significa que não exista inovação neste setor ou que ele não seja importante para a competitividade. Considerando que a indústria têxtil é a 2º maior geradora de empregos no Brasil e a 5º maior indústria do mundo, compreender seu processo de inovação é necessário. Portanto, esta pesquisa objetivou desenvolver o estado da arte da literatura de acumulação de capacidades tecnológicas em indústrias têxteis e identificar possíveis lacunas a serem exploradas por pesquisas futuras. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática da literatura no período entre 2014 e 2019, empregando o Methodi Ordinatio.  Os resultados mostraram que a partir de 2019 houve maior interesse em investigar o processo de acumulação de capacidades tecnológicas no contexto têxtil. Porém, mesmo existindo, as pesquisas são escassas e geralmente são desenvolvidas por meio de questionários e análises quantitativas focadas em um ponto no tempo. Assim, sugere-se para estudos futuros a continuidade de pesquisas no contexto têxtil, porém com estudos com maior riqueza de detalhes e perspectiva qualitativa e longitudinal.
LUIZA
TAGLIARI BRUSTOLIN