Manifestações populares como forma de combate ao desmonte da Educação no Brasil

ID: 
6822
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/81913469775?pwd=alBBTmVYeVlDdmFTbldLeG9HcndqZz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/594bf36e-fa96-4930-b42f-9c2764118001
Resumo: 
Conflitos urbanos são elementos de identidade do espaço urbano, não apenas porque são resultados da mobilização popular, mas porque refletem suas insatisfações e a busca por condições ideais e ferramentas para aperfeiçoar a realidade urbana. Este trabalho busca compreender como os conflitos relacionados à Educação, ocorridos em 2018 e 2019, foram a ferramenta encontrada pela sociedade para manifestar a insatisfação no desmonte da Educação e o discurso do governo, base dos ataques direcionados às universidades federais. Também procura identificar quais foram os principais atores, os locais e as tipologias de manifestação utilizadas pelos movimentos organizados. Utilizando o banco de dados relacional denominado MapCon, do Observatório de Conflitos Urbanos de Curitiba. e uma breve análise do contexto histórico das manifestações no Brasil, o artigo identifica a defesa da Educação pública como pauta de unificação dos mais diversos grupos, bem como a forte presença da articulação das frentes estudantis. Através de organização e da tomada dos espaços públicos, os grupos mobilizados demonstram compreender seu direito à educação pública de qualidade, bem como identificar as inconsistências no discurso adotado pelo governo, que pretende desmontar o sistema de ensino superior público das universidades federais.
Autor(es): 
Bárbara Campos Machado Gross
Stecca
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
barbaragstecca@hotmail.com
Simone Aparecida
Polli
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
simonep@utfpr.edu.br
Modalidade: 
Ciências Sociais Aplicadas
Data: 
25/11/2020
Hora: 
09:00