Comunicação e trabalho no contexto da "cultura digital

ID: 
5883
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/81913469775?pwd=alBBTmVYeVlDdmFTbldLeG9HcndqZz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/84b1e79b-a94a-4296-b333-35d0eaaaa9ba
Resumo: 
Diante a transformação digital no mundo do trabalho, nota-se a crescente preocupação de gestores de empresas privadas em mobilizar narrativas à trabalhadores e trabalhadoras a fim de envolvê-los a uma de ideia de cultura digital hegemônica no sistema produtivo. O objetivo desta pesquisa em nível de Iniciação Científica é identificar e analisar prescrições comunicacionais presentes nos materiais institucionais de duas empresas do setor automotivo e outra empresa do setor alimentício atuantes em Curitiba e região metropolitana. Como parte do percurso metodológico do estudo, além da pesquisa documental, foi realizada uma revisão bibliográfica alinhada aos campos da Comunicação e da Sociologia do Trabalho a fim de compreender o distinto posicionamento adotado por empresas quanto às prescrições de comunicação mobilizadas, ao comparar com o antigo modelo de produção taylorista e fordista.  Nota-se que, com a ascensão dos aparatos tecnológicos, e a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no mundo produtivo, as empresas passaram a estimular os fatores cognitivos de seus funcionários, ao aderirem de forma estratégica em sua cultura organizacional discursos que visam valorizar as equipes de trabalho, a inovação tecnológica, e os anseios individuais do trabalhador, colocando-o como indispensável para o alcance de metas organizacionais.
Autor(es): 
BEATRIZ
CHAGAS DE ALMEIDA
MOTTA
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
beatrizmotta@alunos.utfpr.edu.br
CLAUDIA
NOCIOLINI
REBECHI
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
claudiarebechi@utfpr.edu.br
Modalidade: 
Ciências Sociais Aplicadas
Data: 
25/11/2020
Hora: 
08:00