ID:
5883
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/81913469775?pwd=alBBTmVYeVlDdmFTbldLeG9HcndqZz09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/84b1e79b-a94a-4296-b333-35d0eaaaa9ba
Resumo:
Diante a transformação digital no mundo do trabalho, nota-se a crescente preocupação de gestores de empresas privadas em mobilizar narrativas à trabalhadores e trabalhadoras a fim de envolvê-los a uma de ideia de cultura digital hegemônica no sistema produtivo. O objetivo desta pesquisa em nível de Iniciação Científica é identificar e analisar prescrições comunicacionais presentes nos materiais institucionais de duas empresas do setor automotivo e outra empresa do setor alimentício atuantes em Curitiba e região metropolitana. Como parte do percurso metodológico do estudo, além da pesquisa documental, foi realizada uma revisão bibliográfica alinhada aos campos da Comunicação e da Sociologia do Trabalho a fim de compreender o distinto posicionamento adotado por empresas quanto às prescrições de comunicação mobilizadas, ao comparar com o antigo modelo de produção taylorista e fordista. Nota-se que, com a ascensão dos aparatos tecnológicos, e a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no mundo produtivo, as empresas passaram a estimular os fatores cognitivos de seus funcionários, ao aderirem de forma estratégica em sua cultura organizacional discursos que visam valorizar as equipes de trabalho, a inovação tecnológica, e os anseios individuais do trabalhador, colocando-o como indispensável para o alcance de metas organizacionais.
Autor(es):
BEATRIZ
CHAGAS DE ALMEIDA
MOTTA
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
beatrizmotta@alunos.utfpr.edu.br
CLAUDIA
NOCIOLINI
REBECHI
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
claudiarebechi@utfpr.edu.br
Modalidade:
Ciências Sociais Aplicadas
Data:
25/11/2020
Hora:
08:00