Prospecção de bactérias promotoras de crescimento vegetal da rizosfera de urucum

As rizobactérias promotoras de crescimento em plantas (RPCPs) são uma alternativa para reduzir o uso de fertilizantes químicos, pois permitem maior absorção e disponibilidade de nutrientes para a planta além de atuar na defesa contra fitopatógenos. O objetivo deste trabalho foi isolar e caracterizar bactérias da rizosfera de Urucum com potencial de promover crescimento vegetal, visando a aplicação em culturas agrícolas. Para isso, raízes sadias foram coletadas na região de Toledo PR, tendo o solo rizosférico processado e plaqueado nos meios de cultivo LB e BDA. As colônias morfologicamente distintas foram isoladas por esgotamento e avaliadas quanto a capacidade de solubilizar fosfato, fixar nitrogênio e produzir auxina. Em meio LB obteve-se maior número de colônias (1,4.103 UFC/mL), sendo que dos 40 isolados obtidos, cerca de 75% solubilizaram fosfato e 43% fixaram nitrogênio. Em meio BDA, dos 27 isolados avaliados, 70% solubilizaram fosfato e 63% fixaram nitrogênio. Quanto a produção de auxina os isolados LB 24 e LB 2 se destacaram com valores de 169,10 µg.mL-1 e 168,47 µg.mL-1, respectivamente.
Gabriela Cristina da Silva
Biet