Sazonalidade de jabuticabeiras híbridas nas estações do ano, cultivadas em campo com cobertura de tela de sombreamento de diferentes malhas de aberturas

O uso da jabuticabeira em pomar comercial só será possível com melhorias nos aspectos de produção, como no que diz respeito a melhor intensidade luminosa para cultivo. O estudo teve por objetivo avaliar o comportamento do crescimento e desenvolvimento das jabuticabeiras híbridas nas estações do ano em situação de cultivo comercial. Foi utilizando delineamento em blocos ao acaso, em esquema fatorial 5 x 4 (sombreamento x época do ano), com quatro repetições compostas por duas plantas por unidade experimental.  O fator sombreamento formado por cinco níveis foram baseados de acordo com a intensidade lumi  nosa, sendo pleno sol (T1)", cobertura lateral e superior com tela de sombreamento de 35% de sombreamento (T2), cobertura lateral e superior com tela de sombreamento de 50% de sombreamento(T3), cobertura lateral com tela de sombreamento de 70% e parte superior aberta, representando condição de clareira (T4). cobertura lateral e superior com tela de sombreamento de 80% de sombreamento (T5). Foram avaliadas mensalmente as variáveis altura total da planta (cm), altura do caule (cm), diâmetro do caule (cm) e comprimento das brotações primárias (cm). Apenas o fator estação do ano mostrou efeito significativo, no qual o outono foi a estação do ano em que ocorreu o maior incremento nas variáveis analisadas.
CRISTIAN
MEDRADO