Herança de características físico-químicas em famílias de tomateiro visando sistema de base ecológica

Os agricultores de base ecológica são atingidos pela falta de variedades adaptadas ao sistema de produção, inviabilizando e/ou dificultando o plantio das culturas, pelo baixo rendimento, alto custo de sementes e cuidados redobrados com o manejo. O trabalho em questão visa estudar indivíduos de gerações F2 de tomateiro, possibilitando encontrar famílias promissoras para o desenvolvimento de variedades de polinização aberta destinadas ao sistema orgânico de produção. Foram avaliados os Sólidos Solúveis Totais, pH, Acidez Total Titulável e a Relação Sólidos Solúveis/Acidez Total Titulável para gerações F2, e a partir desses caracteres foram estimadas os parâmetros genéticos. Em paralelo a essa avaliação, está sendo realizado o avanço de gerações até F6, utilizando-se o método SSD. A maioria das variáveis apresentou herdabilidades negativas ou menores que 20%, com o efeito ambiental apresentando forte influência no comportamento das mesmas. Esses resultados indicam uma seleção mais eficiente em gerações avançadas. Foi verificada baixa depressão endogâmica indicando que a continuidade das autofecundações para posterior seleção dessas características será viável a fim de originar variedades adaptadas para a condição orgânica de produção.
Bruna Carlim da
Gama