Métodos empíricos para estimativa de evapotranspiração de referência nos municípios lindeiros ao lago de Itaipu

Evapotranspiração é a perda de água que ocorre em superfícies evaporantes como o solo e as plantas, sendo uma variável fundamental no planejamento econômico e ambiental, já que possibilita a determinação de balanço hídrico, zoneamento agroclimático, gerenciamento de recursos hídricos e racionalização do uso da água para irrigação. Devido à dificuldade para a obtenção de dados meteorológicos na região oeste do Paraná, uma vez que a região apresenta apenas duas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), esta pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho de métodos empíricos para a estimativa de evapotranspiração de referência que necessitem de poucos dados de entrada. Para isso, foram avaliados os seguintes métodos: Hargreaves-Samani, Camargo, Thornthwaite-Camargo, Penman Monteith com dados faltantes e Jensen-Haise. Estes métodos foram comparados com o desempenho do método de Penman-Monteith, recomendado pela FAO56. O método de Penman-Monteith com dados incompletos apresentou melhor desempenho, sendo recomendado para estimativas de evapotranspiração de referência nos municípios lindeiros ao lago de Itaipu.
Tharsos
Hister Giovanella
tharsoshg@gmail.com
Graduando em Agronomia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Área de Agrometeorologia.
Fabrício
Correia de Oliveira