Óleo essencial na conservação pós-colheita de gladíolo

O objetivo do trabalho foi avaliar o uso de óleo essencial de canela (Cinnamomum cassia) na manutenção da qualidade das hastes florais de gladíolos. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 3 tratamentos e 3 repetições, com 3 hastes por parcela. Os tratamentos avaliados foram: T1 - água destilada, T2 – 1,5% de óleo essencial de canela (OEC) e, T3 – 3,0% de OEC. A massa fresca das hastes foi avaliada a cada dois dias, desde a instalação do experimento até o seu término. A qualidade das hastes florais foi determinada por meio de avaliações visuais diárias até o momento do descarte, com base no critério subjetivo de notas, variando de 1 a 9. Em relação a massa fresca, houve maior redução nas hastes não tratadas com o óleo essencial de canela. Porém, o uso do óleo essencial não foi eficiente em manter a qualidade pós-colheita das hastes florais. Assim sendo, conclui-se que o uso do óleo essencial de canela não foi eficiente na conservação pós-colheita das hastes florais de gladíolo T704.
Lilian
Yukari
Yamamoto
lilianyamamoto@utfpr.edu.br