ID:
6942
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/86032797985?pwd=YTZIL21IN1JrMlUyR2hVeERPODlzUT09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/8c8c4712-66a4-43d2-b502-5b55065a0fb1
Resumo:
A fim de acompanhar as evoluções tecnológicas da 4ª Revolução Industrial é perceptível mudanças no mercado de trabalho e por consequência, na educação, visto seu potencial de formação e desenvolvimento de competências e habilidades utilizadas pelo profissional na Indústria 4.0. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é realizar a construção, aplicação e análise de um questionário aplicado com discentes das disciplinas Industry 4.0 e Engineering Design Process (EDP) da UTFPR, a fim de extrair informações à respeito das habilidades e competências humanas mais adequadas ao cenário atual e futuro da Educação 4.0. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura pertinente a indústria 4.0 e educação 4.0. Posteriormente, com objetivo de validar a eficiência da metodologia das disciplinas, mapeado as softs skills e elaborado e analisado um questionário aplicado aos discentes das disciplinas transdisciplinares que utilizaram da metodologia em 2019 baseado nas soft skills. Através das ferramentas adequadas, foi possível avaliar a melhoria da qualidade do ensino segundo os discentes entrevistados, a partir das suas percepções relacionados ao mercado de trabalho e desempenho da metodologia na melhoria de soft skills.
Autor(es):
Bernardo
Perota
Barreto
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
bernardobarreto@alunos.utfpr.edu.br
Joseane
Pontes
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
joseane_pontes@yahoo.com.br
Fernanda
Treinta
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
fernandatreinta@utfpr.edu.br
Modalidade:
Engenharia de Produção
Data:
25/11/2020
Hora:
13:30