Estudo hidrodinâmico de reator airlift utilizado para nitrificação parcial

A remoção biológica de nitrogênio utilizando nitrito como aceptor final de elétrons é atécnica que vem sendo amplamente utilizada para tratar efluentes ricos em nitrogênio. Osestudos dos microrganismos envolvidos no processo é algo constantemente pesquisado, noentanto, carecem estudos voltados à hidrodinâmica das unidades reacionais em escala debancada. Neste trabalho, objetivou-se realizar a caracterização de alguns dos principaisparâmetros hidrodinâmicos de um reator airlift utilizado para aplicação do processo denitrificação parcial. Para isso, determinou-se a retenção gasosa, o tempo de mistura e avelocidade superficial do gás em 11 vazões de ar diferentes, prevendo aplicações emefluentes concentrados. Como resultado, foram obtidos os valores de cada um dosparâmetros para cada vazão de ar analisada. A velocidade superficial do gás ideal paratempos de misturas mínimos e gastos energéticos aceitáveis foi de 7,67 cm/min, enquantoque, a retenção gasosa assumiu o comportamento constante de incorporação do gás nolíquido, ao passo que a velocidade superficial do gás era aumentada. Devido a estesresultados, a operação futura do reator será realizada de maneira mais eficiente eeconômica.
Felipe
Moura