Comparação da qualidade do ar em ambiente climatizado e não climatizado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Este trabalho teve como objetivo comparar a qualidade do ar interno em um laboratório com climatização e um sem, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Londrina, quantificando parâmetros de conforto térmico, material particulado e concentração de CO2. A coleta dos dados de temperatura, umidade relativa e CO2 (equipamento portátil de leitura direta através de um sensor infravermelho não dispersivo, modelo 269, da marca HOMIS) foi realizada as 10h em dois laboratórios, um com climatização (P1) e um sem climatização (P2) localizados um ao lado do outro. Foi medido o número de partículas de material particulado (contador de partículas, da marca Instrutherm CPT 100) nos dois laboratórios e em um ponto externo. A umidade relativa encontrada foi de 49,3% e 55,4% e CO2 foi de 973 ppm e 600 ppm, respectivamente nos pontos P1 e P2, valores dentro do recomendado pela legislação vigente (umidade relativa na faixa de 40% a 65% e CO2 o valor máximo é de 1000 ppm). O ponto externo apresentou o número de partículas de material particulado inferior aos laboratórios analisados. As maiores quantidades de material particulado coletado foram das partículas de menor tamanho (0 - 0,3 µm), sendo as mais nocivas para a saúde.
Janaina
Casado Rodrigues Da