Potencial tóxico de águas do entorno de Cianorte, Paraná, Brasil frente a Artemia salina Leach

Atividades industriais, como a indústria de tingimento de jeans, podem causar prejuízos a recursos hídricos por meio dos efluentes gerados. Cianorte, no Paraná, tem seis lavanderias de jeans de médio e grande porte. O efluente tratado dessas lavanderias é enviado para galeias pluviais da cidade com posterior carreamento ao Rio Ligeiro, no entorno de Cianorte. Sabe-se que os métodos convencionais utilizados no tratamento desse tipo de efluente no Brasil não são totalmente eficientes na remoção de corantes têxteis. Objetivou-se avaliar a toxicidade de cinco pontos de águas do Rio Ligeiro localizados próximos a essa cidade frente a naúplios de A. salina. Esse bioindicador, por meio do cálculo da LC50, é muito utilizado na avaliação de águas naturais por gerar informações importantes para a determinação da degradação ambiental. Realizou-se uma coleta de água para análise de toxicidade em fevereiro de 2020. A LC50 obtidas foram Ponto 1: 500,00", Ponto 2: 520,00, Ponto 3: 510,00, Ponto 4: 550,00 e Ponto 5: 510,00 ppm. Esses resultados demonstram baixa toxicidade das águas coletadas aos naúplios. Mais uma coleta deve ser feita e a análise da toxicidade realizada para que se tenha parâmetros espacial e temporal dos mesmos locais.
Letícia
Scala Frâncica