Desenvolvimento de um equipamento para medida de temperatura e umidade do solo baseado em sistema open source de baixo custo

Garantir a sustentabilidade da produção agrícola parte do princípio que a água e a temperatura, que são essenciais para o desenvolvimento das plantas, devem ser monitoradas. Assim este trabalho teve por objetivo desenvolver um equipamento para medida de temperatura e umidade do solo baseados em sistema open source de baixo custo. A metodologia de trabalho seguiu etapas como: definição da placa de prototipação, escolha de sensores e outros componentes. Após, a programação foi realizada no sistema Arduíno IDE. O solo utilizado nos testes finais foram coletados em barranco de horizontes abaixo 2,0 metros de profundidade para não ter interferência da matéria orgânica da superfície. Os resultados em relação aos custos ficaram ao redor de US$28,70 (dólares americanos), quanto a sensibilidade do sistema, estes se apresentaram satisfatórios com ótimo ajuste de regressão linear apresentando coeficiente de determinação acima de 0,9. Portanto conclui-se que os custos ficaram baixos e a sensibilidade do sistema é satisfatória.
Marcelo
Hidemassa