Influência de biocarvões na ecotoxicidade de minhocas em solo contaminado com Cu

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de biocarvões na ecotoxicidade emminhocas. Utilizou-se um solo contaminado com Cu (0-20 cm) que, após seco e moído, foimisturado com 4 biocarvões, equivale a aplicação de 10 Mg ha-1. Á mistura foi adicionaágua para manter a umidade, permanecendo incubada por 60 dias. Após este período, foram colocadas 3 minhocas em cada unidade experimental, as quais foram previamentepesadas. As minhocas permaneceram no solo por 30 dias, e a umidade foi monitoradadiariamente. Após 30 dias, as minhocas foram lavadas em água destilada, retirado oexcesso de umidade e novamente pesadas. Os dados foram submetidos a análise devariância e submetidas ao teste Tukey, a 5% de probabilidade. A aplicação de biocarvãoaumentou a mortalidade das minhocas, esse fato pode estar relacionado ao efeito dobiocarvão em aumentar a disponibilidade de Cu no solo. A perda de massa média nãoapresentou diferença estatística. No entanto, observa-se que em todas as situações houvediminuição de massa. Desta forma, conclui-se que a adição de biocarvão em solocontaminado com Cu não favoreceu o desenvolvimento de minhocas e ocasionoudiminuição de perda de massa e matéria seca.
JOANA
ETGES