Caracterização de biocarvões obtidos de diferentes resíduos

Na região sul do Brasil fungicidas cúpricos são muito utilizados no controle de doenças de videiras, como a calda bordalesa utilizada na Serra Gaúcha que possui a maior concentração de produção de vitivinícola do Brasil. As constantes aplicações dos fungicidas promove o acumulo excessivo de cobre no solo, afetando diretamente o pH e a capacidade de sorção. Ao redor do Brasil pesquisadores têm -se esforçado na busca de soluções para o problema, com isso, o biocarvão está entre as aplicações mais promissoras para o condicionamento do solo, especialmente na dinâmica de fosforo e metais pesados. Desta forma, este trabalho, teve por objetivo realizar a caracterização dos biocarvões de bagaço de cana, sabugo de milho, madeira de Pinus, casca de uva e casca de laranja, afim de avaliar o potencial dos biocarvões na remoção do cobre contido no solo. Para isso, analisaram-se os 5 biocarvões quanto a porcentagem de material volátil, teor de cinza, carbono fixo, pH e condutividade elétrica. O teor de cinzas influenciou no pH dos biocarvões. O biocarvão de casca de uva que apresentou maior teor de cinzas (12,6%) e de pH (9,9) em relação aos outros biocarvões analisados, indicando maior potencial na correção de pH.
Mylena
Kellyn de Paula