Instrução ao sósia e a identificação de elementos do agir discente

ID: 
6373
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/89399548978?pwd=TndvM2Z4S29YYWFUZUhobFdUTm52UT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/9f6a282c-65f7-4ae8-a0db-683b500ba1f7
Resumo: 
A instrução ao sósia é um método para a análise de situações de trabalho, incluindo o  trabalho docente. Por meio desse método, no qual o entrevistador – pesquisador, observador – coloca-se na posição de substituto (sósia), o entrevistado pode revelar aspectos de sua função de uma maneira muito eficaz, assim, o primeiro consegue ter uma noção clara das tarefas e ações do segundo, podendo realizar seus desígnios sem que ninguém perceba a substituição e, por consequência, identificar aspectos que propiciem o melhoramento de seu trabalho. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo a identificação de elementos do agir discente, através de uma entrevista de instrução ao sósia realizada com uma aluna da rede estadual de educação, a fim de relacioná-los com o agir docente e assim analisar esses aspectos/situações de forma a perceber (n)o que é preciso melhorar, mudar, refazer e as possibilidades de ação (Clínica da Atividade), em razão de que esses elementos têm influência direta na aprendizagem dos alunos e no trabalho do professor.
Autor(es): 
ANTONIO
CARLOS
VALENTINI
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
antoniocarlos.valentini@gmail.com
Acadêmico do terceiro período de Licenciatura Em Letras Português-Inglês.
SIDERLENE
MUNIZ-OLIVEIRA
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, Paraná, Brasil
smoliveira@utfpr.edu.br
Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Dois Vizinhos.
Modalidade: 
Letras e Linguística
Data: 
25/11/2020
Hora: 
11:00