Letramentos acadêmico-científicos nos cursos de engenharia da UTFPR

ID: 
6257
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/89399548978?pwd=TndvM2Z4S29YYWFUZUhobFdUTm52UT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/80e7c798-f6c1-4b02-b8ab-8c7f3814134c
Resumo: 
O presente trabalho objetiva apresentar as análises das ementas dos oito cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba - a fim de mapear ações pedagógicas relacionadas à escrita acadêmica vigentes nas matrizes desses cursos. Fundamentada nos modelos de Letramentos acadêmicos de Lea e Street, a categorização dos conteúdos contidos em disciplinas relacionadas à escrita acadêmica na formação superior se deu em conformidade com o seu foco, sendo elas: habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos. No que tange à metodologia, uma relação de palavras-chave e concepções de letramentos foi desenvolvida consoante à seleção das ementas. Em seguida, houve a distribuição destes conteúdos nas três categorias de letramento apresentados por Lea e Street como parâmetro. A partir da análise dos dados, notou-se a limitação de disciplinas obrigatórias que se enquadram no que é proposto pelos autores como letramento acadêmico.
Autor(es): 
Caroline
Alberti
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
caroline.1997@alunos.utfpr.edu.br
Caroline Alberti é acadêmica do curso de Licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Curitiba. Possui experiência na área de ensino de inglês como Língua Estrangeira pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Participou como bolsista voluntária de iniciação científica no projeto "Letramentos Acadêmicos no ensino superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná". Atualmente, é bolsista no projeto "Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmicos"(LILA).
Evellyn
Gasparello
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
evellyn@alunos.utfpr.edu.br
Evellyn Gasparello é acadêmica do curso de Licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Curitiba. Participou como bolsista de iniciação científica no projeto "Letramentos Acadêmicos no ensino superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná" e  atualmente, é bolsista em iniciação científica pela mesma instituição no projeto "Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmicos".
Thais
Watanabe
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
thaiswatanabe@alunos.utfpr.edu.br
Thais Watanabe é acadêmica do curso de Licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Curitiba. Participou como bolsista de iniciação científica no projeto "Letramentos Acadêmicos no ensino superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná" e atualmente, é bolsista no projeto “Formação inicial de professores através de ações de socialização entre estrangeiros e brasileiros”.
Miriam Sester
Retorta
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
msretorta@gmail.com
Miriam Sester Retorta possui graduação em Bacharel e Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em Linguística Aplica (área de concentração Avaliação) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós doutorado em inclusão e linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua no Departamento Acadêmico de Letras Modernas da Universidade Federal de Tecnologia-Paraná. Atualmente é membro do grupo de pesquisa Tecnologia, Formação de Professores e Letras. Coordena o projeto Letramentos Móvel e Digital  para Alunos com Deficiência Visual. Também concentra estudos em Letramentos em Avaliação e Formação de Professores.
Ana Valéria Bisetto Bork
Gödke
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
bisetto@utfpr.edu.br
Ana Valéria Bisetto Bork Gödke possui graduação em Licenciatura Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professora titular de língua inglesa do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba. Seus interesses de investigação englobam o ensino e aprendizagem de língua inglesa, estudo de gêneros, letramentos e formação inicial de professores.
Modalidade: 
Letras e Linguística
Data: 
25/11/2020
Hora: 
11:00
mencao_honrosa: 
Sim