Panorama da língua inglesa nos cursos de Letras no sul do Brasil

Esta pesquisa situa-se na área de linguística aplicada e tem por objetivo fornecer um panorama dos cursos de licenciatura em Letras Inglês nas universidades do sul do Brasil, no que se refere à carga horária dedicada ao ensino de língua inglesa. As perguntas de pesquisa que nortearam o estudo foram: Qual seria o nível de proficiência mínimo que esses futuros professores deveriam atingir no idioma? Quantas horas de ensino formal de língua inglesa os cursos de licenciatura em Letras Inglês investigados oferecem aos futuros professores? A metodologia utilizada foi a descritiva e a geração de dados dos cursos das universidades públicas e privadas do Brasil foi realizada via plataforma do e-MEC. Os resultados apontam que os cursos de licenciatura, em geral, apresentam baixa carga horária dedicada exclusivamente ao ensino de língua inglesa, de modo a inviabilizar que os futuros professores atinjam uma proficiência mínima que atenda uma demanda de internacionalização e globalização acadêmica e de mercado.
Graziela
Eloiza Martins de
Souza
grazieloiza@gmail.com
Graziela Eloiza Martins de Souza é graduanda do curso de Licenciatura em Letras Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba.
Calina
Fischer
Peccinini
calinafischer@gmail.com
Calina Fischer Peccinini é graduanda do curso de Licenciatura em Letras Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba.
Ana
Valéria Bisetto Bork
Gödke
bisetto@utfpr.edu.br
Ana Valéria Bisetto Bork Gödke possui graduação em Licenciatura Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professora titular de língua inglesa do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba. Seus interesses de investigação englobam o ensino e aprendizagem de língua inglesa, estudo de gêneros, letramentos e formação inicial de professores.
Miriam
Sester
Retorta
msester@utfpr.edu.br
Miriam Sester Retorta possui graduação em Bacharel e Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em Linguística Aplica (área de concentração Avaliação) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós doutorado em inclusão e linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua no Departamento Acadêmico de Letras Modernas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é líder do grupo de pesquisa Tecnologia, Formação de Professores e Letras. Coordena o projeto Letramentos Móvel e Digital  para Alunos com Deficiência Visual. Também concentra estudos em Letramentos em Avaliação e Formação de Professores.
Letras e Linguística