ID:
5871
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/89399548978?pwd=TndvM2Z4S29YYWFUZUhobFdUTm52UT09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/dd06fd3f-6e71-4883-b5d0-b28e364ffbcb
Resumo:
Este trabalho é uma investigação que fez parte do projeto de pesquisa sobre metodologias ativas e o discurso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB). Esta pesquisa foi desenvolvida por uma bolsista de ensino médio da UTFPR-FB, mas o projeto também envolveu acadêmicos bolsistas e voluntários dos cursos de Engenharia da UTFPR-FB.O tema central da pesquisa é a compreensão das metodologias ativas, as quais são utilizadas como modo de ensino/aprendizagem de forma a posicionar a/o aluna/o no centro do processo educacional e com isso desenvolver autonomia necessária para uma formação mais pró-ativa. O objetivo do trabalho foi refletir sobre as metodologias ativas e o discurso foucaultiano (FOUCAULT, 2009). Para fins metodológicos utilizamos pesquisa bibliográfica, documental e a literatura sobre análise do discurso em Michel Foucault. Como resultados foi verificado que o discurso das metodologias ativas na escola podem indicar maior autonomia e mais possibilidades de reflexão para o que acontece dentro e fora do ambiente escolar.
Autor(es):
Carina
Merkle
Lingnau
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
carinalingnau@utfpr.edu.br
Departamento Acadêmico de Humanidades (DAHLUM) Educação/ Letras
Julia
Matte de
Carli
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
edudecarli70@gmail.com
Aluna de ensino médio no COLÉGIO ESTADUAL DR. EDUARDO VIRMOND SUPLICY, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.
Modalidade:
Letras e Linguística
Data:
25/11/2020
Hora:
09:00