Metodologias ativas no ensino médio

ID: 
5870
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/89399548978?pwd=TndvM2Z4S29YYWFUZUhobFdUTm52UT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/a68c5b0d-a16a-4503-a9e7-c1cf1786dda6
Resumo: 
Esta pesquisa fez parte do projeto de pesquisa sobre metodologias ativas e o discurso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB). Este trabalho foi desenvolvido por uma bolsista de ensino médio da UTFPR-FB, mas o projeto também envolveu acadêmicos bolsistas e voluntários dos cursos de Engenharia da UTFPR-FB.O tema central da pesquisa é a relação das metodologias ativas, com o discurso de Foucault. O objetivo do trabalho foi refletir sobre metodologias ativas no contexto da educação básica e suas possibilidades de formação de uma consciência mais crítica dos alunos a partir do embasamento foucaultiano . Para fins metodológicos utilizamos pesquisa bibliográfica, documental e a literatura sobre análise do discurso. Como resultados foi verificado que tanto as metodologias ativas no ensino médio, como as discussões trazidas por Foucault podem ser alternativas para o trabalho mais aprofundado para a formação discente.
Autor(es): 
Carina
Merkle
Lingnau
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
carinadebeltrao@gmail.com
Professora do Departamento de Humanidades (DAHUM) na UTFPR-FB.
Isadora
Oro
Brocardo
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
isadora.obrocardo@gmail.com
Aluna de ensino médio do COLÉGIO ESTADUAL DR. EDUARDO VIRMOND SUPLICY, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.
Modalidade: 
Letras e Linguística
Data: 
25/11/2020
Hora: 
08:00