Metodologias ativas e sua relação com o discurso de Foucault

ID: 
5845
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/89399548978?pwd=TndvM2Z4S29YYWFUZUhobFdUTm52UT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/8c342873-1940-4689-838e-21d7f12262ba
Resumo: 
Michel Foucault foi um estudioso do século XX. Apesar de ter atuado no séculopassado, seus pensamentos são excepcionalmente atuais, e encaixam perfeitamenteem nossa época atual. A partir de seus pensamentos, é notável a íntima relação entre odiscurso e poder atuante em nosso entorno, tal qual a complexidade do mesmo. Dessaforma, o objetivo desse trabalho foi relacionar o discurso foucaultiano, e o poder queele exerce sobre a nossa sociedade, juntamente com os conceitos das metodologiasativas no campo educacional. Para a metodologia foram utilizadas a pesquisabibliográfica, pesquisa documental e análises sob o viés da análise do discursofoucaultiano. Como resultados foi verificado a importância das metodologias ativas, asquais são fundamentais no processo de aprendizado individual e coletivo. Além disso, foi percebido o poder do discurso nas metodologias educacionais vigentes uma vez quepara Foucault a educação é uma forma política que visa interesses na manutenção deum certo discurso.
Autor(es): 
ANDRESSA
GABRIEL
GABRIEL BONAVIGO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
andressagbonavigo@hotmail.com
http://www.utfpr.edu.br/franciscobeltrao
Carina
Merkle
Merkle Lingnau
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Francisco Beltrão
carinalingnau@utfpr.edu.br
http://www.utfpr.edu.br/franciscobeltrao
Departamento Acadêmico de Ciências Humanas, Letras e Artes (DAHLA) Educação/ Letras
Modalidade: 
Letras e Linguística
Data: 
25/11/2020
Hora: 
08:00