Mulheres sob controle: uma análise do cerceamento da linguagem feminina em Vox, de Christina Dalcher

O presente trabalho propõe uma análise do romance Vox, de Christina Dalcher (2018), enfocando em questões do silenciamento da mulher ao longo da história e do desenvolvimento de seu discurso enquanto inserido em uma sociedade patriarcal. Vox caracteriza-se como uma crítica à condição da mulher na contemporaneidade e, pertencendo à categoria de ficção científica distópica feminista, especula sobre um futuro sombrio para as mulheres, as quais perderiam seus direitos à linguagem verbal e, consequentemente, a qualquer tipo de linguagem em um Estados Unidos futurista distópico. Assim, o principal objetivo desse artigo foi refletir sobre a depreciação da linguagem feminina no romance e sobre possíveis indícios de limitação da linguagem feminina na sociedade contemporânea. Os teóricos que fundamentam as discussões acerca do discurso, do gênero e do controle dentro de uma sociedade são representados principalmente por Michel Foucault (1997), (1999) e 2006) e de Michelle Perrot (2005). Constatamos que o silenciamento feminino é histórico e que ainda hoje observamos processos de silenciamento literais e simbólicos, que se devem, principalmente, ao fato de que as sociedades contemporâneas se inscrevem em estruturas patriarcais muito antigas. PALAVRAS-CHAVE: Literatura norte-americana. Estudo de gênero. Silenciamento feminino.
ISABELA
GODARTH ZANOTTO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
isabelagodarth@alunos.utfpr.edu.br
Aluna do 5° período do curso de Lincenciatura em Letras - Português/Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco.
MARIESE
RIBAS STANKIEWICZ
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
marieser@utfpr.edu.br
Professora Adjunta da Unuversidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco da área de Literaturas de Língua Inglesa  do Departamento de Letras.
Letras e Linguística