O ensino de Biologia Celular e Genética no ensino básico: uma revisão de literatura

ID: 
6078
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/89902485881?pwd=d0EvRWpFVldKb1E3dndxUmRndUlpdz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/2ab9c7b2-e730-4425-b835-d3bd1716e7d0
Resumo: 
A biologia é uma disciplina que trabalha com grande variedade de conteúdos e conceitos. Muitos deles são abstratos e requerem grande empenho dos alunos para sua total compreensão. Tal fato pode ser observado ao se ensinar Biologia Celular e Genética que muitas vezes se torna um processo mecânico de memorização de conteúdo. O objetivo deste trabalho foi investigar o processo de aprendizado em biologia celular e genética em ciências e biologia. Para isso foi realizada leitura nos documentos legais de âmbito nacional e também em artigos publicados. Os dados provenientes da revisão dão subsídio para investigações sobre o ensino de Biologia e Genética nas escolas. Este âmbito de pesquisa contribui que é  importante realizar pesquisas na área do ensino, pois elas contribuem para a identificação dos fatores que impedem e de que maneira podem impedir o aprendizado efetivo dos alunos, auxiliando na construção de práticas de ensino que visem superar as lacunas e dificuldades geradas no processo de aprendizagem, além de contribuir com o trabalho do professor em sala de aula.
Autor(es): 
TAINAH YASMIN DE PAULA
BEQUER
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
tainahbk@gmail.com
Licenciatura em Ciências Biológicas
ELIZABETE SATSUKI
SEKINE
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
essekine@utfpr.edu.br
Departamento Acadêmico de Ensino
LIA MARIS ORTH RITTER
ANTIQUEIRA
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
liaantiqueira@utfpr.edu.br
Departamento Acadêmico de Ensino
Modalidade: 
Educação
Data: 
25/11/2020
Hora: 
15:30