Etnografia no laboratório e sala de aula da área de fabricação

Este artigo aborda o processo de formação de engenheiros a partir de observações de uma disciplina da área de fabricação no curso de engenharia mecânica de uma universidade pública no interior do Paraná. Subsidiaram a coleta de dados e sua interpretação a história da engenharia no Brasil, assim como a sociologia das profissões. Assim, entendeu-se como o conhecimento sistematizado desse grupo é mobilizado para marcar posições hierárquicas internas à profissão e em relação a grupos externos. Os dados apontam para uma hierarquização fundamentada na oposição entre formação acadêmica e práticas improvisadas do chão de fábrica, a despeito da estreita relação desses profissionais com tais práticas. Essa oposição assume contornos de forte violência simbólica quando deparada com a variável gênero no processo de formação desses engenheiros.
Lucas
Pinheiro
Santos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
caskps@hotmail.com
Estudante de Engenharia Mecânica, aluno de iniciação científica do Departamento de Ciências Humanas.
Guerrini
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
danielguerrini@utfpr.edu.br
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrin. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS. Completou estágio doutoral na Universidade de Tampere - Finlândia - junto com o Higher Education Group entre 2011 e 2012. Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com tese sobre a formação dos Sistemas de Ensino Superior Brasileiro e Finlandês. Coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais, Científicas e Tecnológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrina. Hoje é Professor do Departamento Acadêmico de Ciências Sociais e Humanas, da UTFPR-LD. Temas de interesse: Sociologia da Tecnologia", Sociologia da Ciência, Ensino Superior, Pensamento Social Brasileiro, Sociologia das profissões.