ID:
5817
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/89902485881?pwd=d0EvRWpFVldKb1E3dndxUmRndUlpdz09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/af2ee221-11d5-443e-9644-974612d31d0c
Resumo:
Este trabalho teve por objetivo compreender a criatividade e suas dimensões reveladas por alunos do Ensino Fundamental ao resolverem problemas envolvendo proporcionalidade. A Matemática está presente na vida das pessoas em várias situações do cotidiano, como nas ocasiões em que o raciocínio proporcional é exigido. Contudo, além da falta do uso desse raciocínio por grande parcela da população, a criatividade é outro aspecto pouco evidenciado. Assim, a pesquisa teve caráter teórico, com revisões bibliográficas, elaboração de um instrumento para coleta de dados e apresentação de algumas das possíveis soluções para cada um dos problemas que compõem o referido instrumento. Este seria aplicado no primeiro semestre do ano de 2020 em uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Sertaneja-PR, contudo com a pandemia de COVID-19 crescente no Brasil não pode ser realizado. São tecidas, também, considerações acerca da criatividade diante de cada solução apresentada, destacando a importância que o professor tem no processo de ensino-aprendizagem ao propor tarefas que promovam a criatividade de seus alunos.
Autor(es):
BRENDA ANSELMO
MENDES
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
brendamendes99@hotmail.com
ANDRESA
MARIA
JUSTULIN
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
ajustulin@utfpr.edu.br
Modalidade:
Educação
Data:
25/11/2020
Hora:
13:30