ID:
5812
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/89902485881?pwd=d0EvRWpFVldKb1E3dndxUmRndUlpdz09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/3dd82ed0-7b72-4ce4-bfcf-1a1d83d0e8a0
Resumo:
Este trabalho apresenta discussões teóricas sobre as relações entre os conceitos “situação desencadeadora de aprendizagem” e “problema desencadeador”. O material analisado para este estudo deriva de levantamentos de artigos sobre a organização do ensino de matemática a partir da Atividade Orientadora de Ensino, no portal de periódicos da CAPES e nos Currículos Lattes dos integrantes do Grupos de Estudos e Pesquisas da Atividade Pedagógica (GEPAPe). Foram coletados 25 artigos, a partir dos quais encontrou-se duas relações predominantes: a situação desencadeadora de aprendizagem é uma situação-problema por si mesma, logo não há distinção entre ela e o problema desencadeador e, a situação desencadeadora de aprendizagem contém um problema desencadeador. Ao fim das discussões, defende-se que essa última compreensão engloba a primeira, tornando-se uma possibilidade de compreensão da relação entre estes termos.
Autor(es):
Natalia
Mota
Oliveira
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
nat.mota.oliveira@gmail.com
Maria
Lucia
Panossian
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
mlpanossian@utfpr.edu.br
Modalidade:
Educação
Data:
25/11/2020
Hora:
13:30
mencao_honrosa:
Sim