Isolamento e bioatividades de composto terpênico da espécie Eugenia uniflora L.

A espécie Eugenia uniflora L. nativa do Brasil e pertence à família Myrtaceae, popularmente conhecida como pitangueira, ocorre nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O chá das suas folhas utilizado na medicina popular serve para diminuir febre, pressão sanguínea e combater infecções. Para tratamento de doenças o óleo essencial de E. uniflora compõe com diversos compostos químicos importantes que exerce atividade farmacológica como antimicrobiano, antifúngico e antitumoral. O objetivo do trabalho foi o isolamento, purificação e elucidação estrutural do composto terpênico selina1,3,7(11)-trien-8-ona e a avaliação da atividade antimicrobiana. Utilizou-se a técnica de microdiluição em caldo para determinar a concentração inibitória mínima (CIM). Observou-se que o composto apresentou atividade antimicrobiana frente as cepas de Streptococcus mutans e Candida albicans CIM de 1000μg/mL, Staphylococcus aureus CIM de 500μg/mL e concentração bactericida mínima de 1000μg/mL. Dessa forma, este trabalho torna-se promissor para desenvolvimento tecnológico de novos produtos e para dar prosseguimento a pesquisa no intuito de buscar aplicações para tratamentos medicinais, tais como creme dental, micose de unha, pomada vaginal para candidíase e entre outros.
Marcos Felipe
Maciel