Efeitos da utilização de microrganismos eficientes (EM) sobre a cultura do milho (Zea mays L.) variedade BRS Caimbé orgânico

Este trabalho objetivou coletar, isolar e verificar a ação de Microrganismos Eficientes (EMs) em cultura do milho (Zea mays L.) variedade BRS Caimbé orgânico. A produção dos EMs se deu a partir de 3 solos diferentes, com contagem de células viáveis e diferenciações morfológicas. Ainda, foram avaliados os EMs de comerciais. A análise de desenvolvimento vegetal ocorreu em vasos de 3L, contendo solo de área agrícola da UTFPR-DV e 10 sementes de milho cada. Os tratamentos utilizando os diferentes EMs ocorreram anteriormente e após o plantio do milho, na proporção de 1:1000. O número de bactérias totais e bactérias ácido-láticas foi maior na solução comercial, entretanto a contagem de fungos foi maior em uma das preparações realizadas. Verificou-se 9 tipos morfológicos bacterianos e 3 fúngicos. Sobre os parâmetros agronômicos, somente o crescimento radicular foi significativo, onde nas plantas do tratamento com EM3 foram observadas raízes 23,64% maiores em relação ao grupo controle. Assim, foi possível visualizar que os EMs produzidos mostraram um efeito positivo no desenvolvimento da planta, principalmente no que se trata do crescimento radicular, neste quesito, os microrganismos preparados tiveram efeito superior ao comercial, representando uma alternativa viável e de baixo custo para a produção vegetal.
Batista Trentin
a.trentinx@gmail.com