Medidas de transferência de calor com nanofluidos de óxido de grafeno como líquido de arrefecimento

Os nanofluidos despontam como uma alternativa para a melhoria da eficiência energética nos campos das engenharias. A literatura demonstra um incremento significativo nas propriedades térmicas desses fluidos em comparação a fluidos monofásicos. O presente estudo busca evidenciar a eficácia do nanofluido de óxido de grafeno, sintetizado através do método de Hummers modificado, como líquido de arrefecimento em um trocador de calor do tipo casco e tubo helicoidal (TCCTH).Devido a possibilidade de interferência do material que constitui o trocador de calor na transferência de calor entre os fluidos, fez-se a instalação de quatro termopares no casco do trocador de calor, buscando obter a temperatura de equilíbrio, a partir da qual, não haverá a influência do material sob as temperaturas dos fluidos. Para a caracterização do nanofluido, utilizou-se a técnica de UV-Vis, comprovando que o mesmo é de óxido de grafeno.
Humberto
Ianczkovski
humbertoi@alunos.utfpr.edu.br
Graduando em Engenharia Mecânica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grosssa.
Vinícius
Mariani
Lenart
vmlenart@gmail.com
Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2007), mestrado e doutorado em ciências/Físca pela Universidade Estadual de Ponta Grossa com período sanduíche no Instituto de Nanociencia de Aragon. Tem experiência na área de Física da matéria condensada. Atualmente interessado em propriedades fototérmica, sínteses de nanomateriais, manufatura aditiva e automação de técnicas de medição.
Rozane
de Fátima Turchiello
Gomez
turchiel@utfpr.edu.br
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo, USP-Capital (1995) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo, USP-Capital (2000). Pós-doutorado pela Université Pierre et Marie Curie, Paris, França (2000-2001), pela Universidade de São Paulo, USP-Ribeirão Preto, FFCLRP (2001-2003) e Instituto de Química, USP-Capital (2004-2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa (UTFPR), tendo ingressado em 2009. Possui experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, com a linha de pesquisa em Nanofluidos (nanopartículas metálicas em fluido base) como líquido de arrefecimento. Participou como membro do Comitê de Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos (CEP) da UTFPR, de 2014 a 2019. Atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM-UTFPR).
Física
25/11/2020