Utilização de ultrassom de baixa frequência na hidrólise enzimática de carboidratos do farelo de arroz desengordurado

O arroz (Oriza sativa L.) é o segundo cereal mais consumido no mundo. Após a extração da fração lipídica, tem-se como subproduto deste cereal o farelo de arroz desengordurado (FAD). Uma forma de melhor aproveitar este subproduto é efetuar a hidrólise do amido (50% do FAD), produzindo açúcar redutor (AR) que é matéria-prima para fermentações alcoólicas. A hidrólise enzimática convencional é realizada em duas etapas, a primeira com enzima alfa-amilase, seguido pela etapa com a enzima amiloglucosidase, sendo ambas etapas realizadas em pH e temperaturas específicas.  O ultrassom (US) de baixa frequência produz cavitações que possibilitam o aumento da velocidade das reações químicas, sendo empregado para acelerar a reação de hidrólise. Assim, objetivou-se realizar uma hidrólise enzimática do FAD em uma única etapa, utilizando pH e temperatura comum para as duas enzimas, e utilizou-se ultrassom no meio reacional.  Aplicou-se 70% de potência de US na frequência em um reator enzimático com 200 g de FAD.L-1, adicionando-se as enzimas conjuntamente, e manteve-se agitação mecânica em 50 RPM, pH 6,0 e 60 0C.  Após 4,0 horas de reação obteve-se uma produção de AR que foi quantificado pelo método DNS. O resultado corresponde a um avanço em relação aos dados disponíveis na literatura.
Assia
Ghattas Fares