Desenvolvimento e aceitação sensorial de sorvete adicionado de farinha de guabijú (Myrcianthes punges)

Foram desenvolvidas três formulações de sorvete adicionadas de farinha de guabijú em três concentrações, 4%, 8% e 12% com o objetivo de avaliar se as formulações apresentam capacidade antioxidante, a aceitação sensorial e intenção de compra do sorvete elaborado. Após o desenvolvimento das formulações de sorvete, os mesmos passaram por análises de composição proximal, fibra bruta, acidez titulável, análise de capacidade antioxidante e avaliação sensorial: aceitação e intenção de compra. As formulações resultaram em sorvetes de aparência aveludada e cor roxa proveniente da farinha de guabijú. A mudança na concentração de farinha de guabijú não apresentou diferença significativa no teor de proteína bruta no produto final, com o aumento da concentração de farinha o teor de lipídios diminuiu, enquanto a concentração de carboidratos totais aumentou. A formulação 12% demonstrou maior atividade antioxidante em relação às demais, essa formulação também apresentou maior concentração de fibra bruta, acidez titulável e menor percentual de fusão entre as amostras. As avaliações da análise sensorial de aceitação demonstraram boa aceitação das formulações propostas. A intenção de compra obteve notas altas, assumindo que o sorvete adicionado de farinha de guabijú pode ser um produto promissor para o mercado futuro.
ANANDRA
BEDENDO