Estudo de processos de corrosão influenciada microbiologicamente em cupons metálicos

Sabe-se que a degradação de equipamentos em estações de tratamento de esgoto (ETE) é uma problemática coletiva, a qual gera prejuízos gerais significativos. O estudo e a análise dos fenômenos que a ocasionam, tal qual o monitoramento de sua progressão em ambiente controlado, fundamentam novas tentativas para resolução e prevenção de tais problemáticas", especialmente na formulação e aplicação de materiais mais resistentes à oxidação e, consequentemente, de maior vida útil. Os processos de corrosão influenciada microbiologicamente (CIM) são uma das causas de degradação dos materiais que compõem a estrutura das ETEs, alguns microrganismos de crescimento propício em tais ambientes são da família Enterobacteriaceae. Desenvolvem-se, portanto, observações da ocorrência de CIM nos materiais: aço SAE 1010, inox AISI 304 e aço galvanizado, aplicando os métodos de cultura microbiana por Brain Heart Infusion, seleção e identificação das bactérias, decapagem e ensaio de perda de massa, cálculo da taxa média de corrosão, análise em MEV e EDS. Concluiu-se que a corrosão é superior em aço galvanizado e os resultados apontam para ação em consórcio de bactérias, o que deve ser evidenciado em trabalhos posteriores.
Mariana
Isabeli
Valentim
mariana.valen.tim@hotmail.com