Uma proposta para correlacionar a compactabilidade, umidade e dureza de moldes de areia de fundições

A qualidade de peças fundidas em moldes de areia a verde, tanto em metais ferrosos quanto em não ferrosos, é influenciado pelas propriedades destes moldes: resistência à compressão, resistência ao cisalhamento, permeabilidade, fluidez da areia, umidade, das condições dos materiais empregados na fabricação destes moldes, na degradação destes materiais durante seu uso, etc. As relações destas propriedades com os parâmetros de entrada como o grão de areia, seu tamanho de grão, forma, aglutinante, argila, carvão mineral é de natureza complexa. As argilas desempenharam um papel vital nas propriedades do molde em areia a verde para melhorar as propriedades específicas do molde. E irá depender das geometrias, peso e do tipo de metal da peça fundida. Desta forma, o estudo destes materiais visa um ganho na longevidade da areia empregada na fabricação dos moldes em areia a verde antes de serem descartados no solo. Este resíduo, pode levar a desertificação do solo em grandes áreas, tornando o inerte para a produção de alimentos. Daí a importância de entendermos melhor o que ocorre com estes materiais durante toda sua vida útil na produção deste tipo de molde denominada de areia a verde.
Diego
Teodoro
de Souza
dteodorodesouza@gmail.com
Henrique Nardini
Zitelli
danielzitelli@alunos.utfpr.edu.br
Guilherme
M. Yabushita
Nakama
nakamitsuoSC@hotmail.com
Odney
Carlos
Brondino
odneybrondino@utfpr.edu.br
Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar, Pós-Graduado em Gestão da Produção-UFSCar (latu sensu), Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais-UFSCar. Professor Adjunto com Dedicação Exclusiva do Curso de Engenharia de Materiais da UTFPR - Londrina e responsável pelo Laboratório de Metais do Curso de Engenharia de Materiais. Foi professor titular da UNIP e professor da UNESP. Lecionou nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica). Foi professor do Senai em Metalurgia de Ribeirão Preto. Atuou nas áreas Metalurgia e de Produção nos seguintes temas: processos produtivos e de transformação, tecnologia e inovação. Possui mais de 20 anos de experiência no setor privado, gerenciando e coordenando setores de engenharia, gestão da Qualidade, gestão da Produção, Logística e Comercial em empresas de médio e grande porte, dos segmentos: Metalúrgico, Automobilístico e Petroquímico. Vivência em Processos de transformação e conformação de Metais, Fundição em ligas Ferrosas e não Ferrosas de aplicação aeronáutica, Usinagem, Tratamentos Térmicos, Estruturas e Propriedades de Metais, Estamparia, Montagem, Soldagem, Pinturas Industriais, Galvanoplastia, Manutenção e Seleção de Materiais. Atua também como Consultor Técnico nos setores Industriais mencionados e áreas afins.
Engenharia de Materiais e Metalúrgica