Processamento de compósitos alumina-FeNbC via mistura de suspensões

A alumina (Al2O3) é um material cerâmico de larga aplicação, por possuir baixo custo e excelentes propriedades mecânicas, térmicas e elétricas, aliadas à estabilidade química em altas temperaturas. Nos últimos anos, vêm sendo estudadas melhorias nas propriedades da alumina, entre elas, pelo desenvolvimento de compósitos cerâmicos. O carbeto de ferronióbio (FeNbC), pelas suas propriedades refratárias e tribológicas, é alternativa promissora de reforço para alumina. O objetivo deste trabalho foi avaliar o processamento de compósitos Al2O3-FeNbC utilizando a rota de mistura de suspensões. Esta visa melhorar a dispersão do carbeto na matriz, melhorando a homogeneidade e a conformabilidade do compósito. Suspensões alcoólicas de Al2O3 e FeNbC foram preparadas separadamente, desaglomeradas em moinho de bolas e, posteriormente, misturadas por gotejamento sob agitação manual. O pó resultante foi conformado em pastilhas cilíndricas (prensagem uniaxial). Os resultados preliminares mostraram que a rota de mistura das suspensões foi favorável a uma boa dispersão do carbeto na matriz, resultando em fácil conformação e densidade relativa a verde das pastilhas superior a 50%, constituindo um valor aceitável para promover boa sinterabilidade do compósito.
Rodrigo
Silva